domingo, 19 de junho de 2011

México e América Central Continental

México

Aspectos sócios econômicos:
         
          O México possui uma população de 104.900.000 habitantes. O idioma oficial e mais falado é o espanhol. A moeda de circulação é o peso mexicano. Após a assinatura com a NAFTA a economia do país reergueu. Aproximadamente 42,3 milhões de pessoas trabalham com agricultura e os produtos mais exportados são: café, algodão em pluma e cana-de-açúcar.

Relevo:


       No México, o relevo predominante é o montanhoso como a  Sierra Madre Ocidental, que  é uma cadeia montanhosa que se estende por 1500 km do extremo sudoeste dos Estados Unidos (desde o sudeste do Arizona) e pelo México ocidental por meio da parte oriental de Sonora, Chihuahua, Durango, Zacatecas, NayaritJaliscoAguascalientes até Guanajuato, onde se une com a Sierra Madre Oriental e o Eixo Neovulcânico do México central. 


Mapa Hipsométrico do México.

Clima:
            

      O planalto central é seco e ameno, estando os cimos das montanhas mais altos frequentemente cobertos de neve. As terras baixas costeiras, sobretudo na metade meridional, são cálidas e úmidas. Os meses mais quentes vão de abril a julho; os mais chuvosos de julho a setembro; os mais frios de novembro a fevereiro. Os climas áridos e semi-áridos dominam 60% do país, sobretudo a NO (Baixa Califórnia, Sonora, Chihuahua), com temperaturas negativas durante o inverno amenizadas pela altitude na região do planalto Central. O Iucatán e a costa leste têm clima tropical úmido, com ocorrência de furacões no verão.





Climas do México.

Hidrografia:

O rio mais importante do país é o Grande do Norte. As principais bacias do México são: Bacia do Atlântico, do Pacífico e os Bolsões do planalto, que são bacias interiores desprovidas de drenagem organizada.


Localização do México.




Vegetação:

Ao sul encontram-se florestas exuberantes, com árvores valiosas como o magno e o cedro vermelho. Ao norte a cobertura vegetal vai se reduzindo, se tornando desértica nas planícies de Sonora, onde ainda há cactos e plantas gramíneas (vegetação chapanal). 


Mapa de formações vegetais do México.           

América Central Continental

Está situada entre a América do Norte e a América do Sul, formada por sete países: El Salvador, Belize, Costa Rica, Honduras, Guatemala, Panamá e Nicarágua. A área da América Central é de, aproximadamente, 540 mil km². O continente está assentado na placa tectônica do Caribe.

Localização da América Central Continental.

Aspectos Físicos:

É uma região demarcada ao norte pela península de Tucão. O relevo da América Central Continental é o montanhoso e pode apresentar terremotos e vulcões. O clima predominante é o tropical , quente e úmido, com uma corrente marítima Fria do Labrador. O potencial hidrográfico possui rios curtos e torrenciais que ficam cheios em épocas chuvosas.

Tipos climáticos da Terra.

Vegetação: 


Nas áreas montanhosas mais elevadas, além de uma vegetação herbácea gigante, dominam ciprestes, juníperos e pinheiros (araucárias). A floresta subtropical, muito rica em formações arbóreas, onde predominam as lianas, bromeliáceas e orquideas, é típica das terras situadas a altitudes médias (1.000 a 1.800 m). Nas regiões de transição entre a floresta tropical e a subtropical crescem associações vegetais dos dois tipos, enquanto nos planaltos áridos da Guatemala, Honduras e El Salvador a cobertura florística compõe-se principalmente de arbustos raquíticos, plantas xerófitas e cactos. Finalmente, nas áreas localizadas abaixo de 600 m surgem as formações tropicais, ricas em palmáceas (especialmente a Attalea cohune), além do caucho (Castilloa elastica) e do acaju (Swietenia mahogany).

Aspectos socioeconômicos:

Implantou-se na América Central desde a época colonial uma economia primária exportadora que inibiu a industrialização e reforçou as condições de subdesenvolvimento. O extrativismo inclui produtos vegetais como a madeira e poucos minérios como a bauxita, na Jamaica e níquel e cobre em Cuba. A pecuária não é uma atividade de grande destaque, mas a agricultura é muito representativa com o desenvolvimento da plantation (monocultura de exportação). É forte a concentração de terras e observa-se a atuação de empresas multinacionais agrícolas dos EUA produzindo para abastecer o mercado norte-americano. Podemos dizer que a América Central tornou-se uma fazenda de produtos tropicais para abastecer os Estados Unidos.



Principais idiomas da América Central.




Prática agrícola na América Central.

Integrantes do Grupo:
Valter Zumpano Filho
Barbara Azevedo Barbosa
Arthur Dainez
Renata.

8 comentários:

  1. A legenda deveria ser mais especifica e clara.
    Grupo: Bruno, Luma, Marcella e Mauricio

    ResponderExcluir
  2. O trabalho está muito legal, mas falta as fontes

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto e boas imagens. Só falta melhorar as legendas.

    Bruna 3
    Bruno 4
    Gustavo 12
    Juliana 14
    Pedro Jones 21

    ResponderExcluir
  4. O trabalho está ótimo com textos explicativos e imagens com legendas, o que falta mesmo são as fontes bibliográficas. Parabéns pelo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho está muito bom! Falta apenas as fontes bibliográficas e completar as legendas das imagens!

    Bia Calleja - Nº02 - 8ºano C

    ResponderExcluir