sexta-feira, 17 de junho de 2011

América Central Insular

A América Central Insular é composta pelos seguintes países: Bahamas, Cuba, Haiti, Jamaica, República Dominicana, entre outras pequenas ilhas. Ela pode ser dividida em Grandes Antilhas, que são as grandes ilhas do Mar do Caribe e Pequenas Antilhas, que são as ilhas caribenhas menores. É essencialmente agrícola, apoiada pela monocultura de exportação. A América Central compreende os países do istmo que une a América do Norte à América do Sul e as nações do mar do Caribe, que são compostas de quatro grandes ilhas (Cuba, Porto Rico, Jamaica e Espanhola, que é ocupada pelo Haiti e República Dominicana) e centenas de ilhotas. Seu território é formado por relevos montanhosos de origem vulcânica. 

 
Mapa da América Central Insular.

As madeiras de lei, o ébano, o mogno são os produtos que mais se destacam na região. A caça possibilita a aquisição do couro pelas indústrias. Sua vegetação é exuberante e várias espécies de vegetais e de madeira de lei existem. Pioneiro da luta pela independência das Antilhas, o Haiti foi a segunda colônia da América, depois dos Estados Unidos, a separar-se de sua metrópole, a França. O nome origina-se da palavra indígena AHAITI, "Terra Alta ou Montanhosa". Uma grande parcela do território que compõe a América Central Insular é ocupada por relevos montanhosos, onde ocorrem com frequência, processos de terremotos e vulcanismos.

Terremotos no Haiti.

Seu clima é característico das altitudes, sendo possível identificar três domínios climáticos de terras quentes. Também há terras temperadas que se localizam entre áreas de planícies e montanhas que desenvolvem o clima frio. Já o relevo é constituído por montanhas de origem vulcânica.

Jamaica:


A Jamaica é um país de origem africana que foi colonizado por ingleses. Estudos etnológicos mostram que o nome Xamayca (terra dos mananciais) foi dado à ilha caribenha pelos aruaques, devido à abundância de fontes existentes em suas luxuriantes florestas.

Bandeira da Jamaica

A Jamaica é uma monarquia parlamentarista e o chefe de estado é o monarca, atualmente, a Rainha Isabel II do Reino Unido. O representante do monarca na Jamaica é o Governador-Geral, que tem como papel a aprovação de leis e outras funções do estado. Em grande medida, o monarca (por meio do seu representante, o Governador-Geral) é uma figura cerimonial, e o pouco poder real que tem está reservado para tempos de crise.
            É uma Ilha de clima tropical marítimo, com ocorrência de ciclones e pequenas oscilações sazonais. Os ventos oceânicos aliviam o calor e a umidade. A estação chuvosa ocorre de maio a outubro. Os ventos fortes são frequentes, pois a ilha situa-se entre áreas de baixa e alta pressão, ocorrendo furacões. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5.000 mm.

Ilha da Jamaica 


Cuba:

Cuba, oficialmente República de Cuba, é um país insular do Caribe. A nação de Cuba consiste na principal ilha de Cuba, a Isla de la Juventud, e em vários arquipélagos. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país. Santiago de Cuba é a segunda maior cidade. Ao norte de Cuba se encontra os Estados Unidos e as Bahamas; a oeste está o México; as ilhas Cayman e a Jamaica estão ao sul e o Haiti e a República Dominicana estão no sudeste.

Bandeira de Cuba

No dia 20 de maio de 1902, foi proclamada a república em Cuba, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembléia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a Emenda Platt, pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos da nova república, negando à ilha, bem como à vizinha ilha de Porto Rico, a condição jurídica de nação soberana, o que limitaria sua soberania e independência por 58 anos. Assim sendo, Cuba manteve, mesmo após a independência, estrutura econômica similar àquela dos tempos coloniais, baseada na exportação de açúcar.

Cuba é uma república socialista, organizada segundo o modelo marxista-leninista (partido único, sem eleições diretas para cargos executivos, ou imprensa livres), da qual Fidel Castro foi o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República), e que governou desde 1959 como chefe de governo e a partir de 1976 também como chefe de estado e comandante em chefe das forças armadas. Fidel afastou-se do poder em primeiro de agosto de 2006, pela primeira vez desde a vitória da insurgência, por problemas de saúde. Seu irmão, Raúl Castro, assumiu interinamente as funções de Fidel (secretário-geral do Partido Comunista Cubano, comandante supremo das Forças Armadas e presidente do Conselho de Estado), exercendo-as até 19 de fevereiro de 2008 nessa condição, quando Fidel Castro renunciou oficialmente. Raúl Castro foi eleito novo presidente de Cuba no dia 24 de fevereiro de 2008 em eleição de candidato único.

Fidel Castro

.
Bibliografia:


Integrantes do grupo:
André Moro nº 03
Julia Munhoz nº14
Mateus Palma nº21
Sophia Torales nº27

6 comentários:

  1. O texto está objetivo e claro,as imagens estão boas, porém falta a bibliografia das imagens.

    Maria Laura
    Lucas Faga
    Thiago Silva
    Priscila
    Luiz

    ResponderExcluir
  2. O trabalho está ótimo com imagens e fontes bibliográficas. Parabéns pelo trabalho.
    Maria Júlia Diniz - n 20
    8 ano A.

    ResponderExcluir
  3. O trabalho está ótimo com tudo o que foi solicitado... Parabéns!!

    Bia Calleja - Nº02 - 8ºano C

    ResponderExcluir